Benefícios

Saiba tudo sobre o programa Brasil Sorridente

O programa Brasil Sorridente oferece tratamentos odontológicos gratuitos pelo SUS. Nesse artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o programa para dar início ao seu tratamento. Confira!

Carregando informações sobre tratamentos...

Anúncios

Continue lendo para saber mais sobre o programa Brasil Sorridente

(Imagem: Internet)

Criado em março de 2004, o programa Brasil Sorridente já ajudou inúmeras famílias brasileiras e é considerado até hoje o maior programa de saúde bucal do mundo.

O programa Brasil Sorridente criou os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’S) para atender a população, mas os atendimentos também podem ocorrer em unidades básicas de saúde pela equipe de saúde bucal.

Quer saber como agendar a sua consulta?

Listamos tudo o que você precisa saber sobre o programa. Veja abaixo:

  • Primeira Política Nacional de Saúde Bucal;
  • Qual o objetivo do programa Brasil Sorridente;
  • Quem pode participar;
  • Como participar;
  • Tratamentos odontológicos que são oferecidos;
  • Quantos municípios e equipes aderiram ao programa;
  • Por que é tão importante cuidar da saúde bucal?

Primeira Política Nacional de Saúde Bucal

O programa Brasil Sorridente é considerado a primeira Política Nacional de Saúde Bucal que foi criada com o intuito de tratar a saúde bucal dos brasileiros. Esse programa possibilitou o acesso da população mais carente a tratamentos odontológicos.

Antes do programa, a maioria dos brasileiros não tinham acesso a esses serviços, pois o valor era bem acima do que podiam pagar. Na maioria das vezes só procuravam o dentista em casos de extrema necessidade.

Auxílio Mãe Solteira 2022

Conheça outros benefícios disponíveis

Graças ao Brasil Sorridente, hoje existem inúmeros tratamentos odontológicos que são disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível a todos.

Qual o objetivo do programa Brasil Sorridente?

O principal objetivo do programa é reorganizar a qualificação e a prática dos serviços que são oferecidos. Para isso, reuniram uma série de ações em saúde bucal que são oferecidas de forma gratuita a todos os brasileiros.

Confira as principais linhas de ação do Brasil Sorridente:

  • Reestruturação da Atenção Básica em saúde bucal, com a criação das equipes de saúde bucal;
  • Qualificação e aumento da atenção especializada, a partir da criação dos Centro de Especialidades Odontológicas (CEO’s) e os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

Quem pode participar?

Como os serviços odontológicos estão disponíveis no SUS, qualquer pessoa, independente da faixa etária ou condição socioeconômica pode participar do programa.

Basta agendar uma consulta no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO’s), ou se não tiver um próximo da sua casa, procure um posto de saúde (UBS) mais próximo e se informe sobre o agendamento de consulta.

Como participar?

Para conseguir realizar o agendamento, é preciso comparecer a um CEO’s ou em um posto de saúde (UBS) mais próximo e apresentar os documentos.

Os documentos podem ser ou o RG ou carteira de motorista e também é necessário apresentar o cartão do SUS.

Caso você não tenha o cartão do SUS, será preciso emitir um novo. Esse processo pode ser feito no próprio posto de saúde e fica pronto na hora. Se preferir, você também pode emitir pela internet.

É só acessar o site “Portal do cidadão” da sua cidade, preencher seus dados e emitir um novo cartão do SUS.

Tratamentos odontológicos que são oferecidos

Listaremos alguns dos procedimentos odontológicos gratuitos que são oferecidos pelo programa, Confira:

  • Exames bucais para diagnóstico e detecção de câncer;
  • Aplicação de flúor;
  • Limpezas;
  • Restaurações;
  • Extrações;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada de sisos;
  • Remoções de tártaro;
  • Cirurgia ortognática;
  • Aparelhos dentários de graça (ortodontia);
  • Implantes dentários;
  • Canal (endodontia);
  • Biópsias;
  • Próteses;
  • Tratamento de gengiva.

Quantos municípios e equipes aderiram ao programa?

Os tratamentos odontológicos do programa Brasil Sorridente são oferecidos em 89% das cidades brasileiras, e em mais de 4.000 municípios.

Para saber se a sua cidade possui equipes do programa, é necessário acessar o site https://aps.saude.gov.br/ e conferir se a sua cidade está na lista.

Por que é tão importante cuidar da saúde bucal?

Porque quando você cuida da sua saúde bucal, você evita processos inflamatórios ou infecciosos que podem causar doenças mais graves.

O mais importante é realizar uma boa escovação. Caso a pessoa não tenha uma boa higiene bucal, os resíduos que ficam, podem causar gengivite, mau hálito, cárie, tártaro e pode levar até a perda dos dentes.

Evitar a ingestão de doces, como balas, chocolates e chicletes é muito recomendado pelos dentistas, pois o consumo excessivo desses alimentos podem gerar cáries e se não for tratado, pode se tornar algo mais grave.

Por fim, indicamos fazer uma limpeza mais profunda com o dentista, pelo menos 2 vezes por ano.

Não deixe para cuidar da sua saúde bucal depois! Verifique se o seu município participa do programa Brasil Sorridente e dê início ao seu tratamento.

Em Alta

content

British Airways: voe com a maior companhia do Reino Unido!

A British Airways possui a maior frota de aeronaves do Reino Unido, oferecendo voos premiados que combinam elegância e eficiência.

Continue lendo
content

Conforto e sofisticação: voos com desconto na Air France

Você pode aproveitar todo o estilo e qualidade da Air France sem estourar seu orçamento de viagem! Veja como aproveitar os descontos!

Continue lendo
content

Conheça as vagas marisa e comece a trabalhar

Mais de 100 vagas Marisa estão abertas para novos colaboradores de todo o país. Então conheça essa oportunidade de emprego agora!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagens com até 50% OFF na Buser

Veja como passagem barata na Buser e aproveitar o desconto de 50% nas passagens do aplicativo para todo o Brasil. Entenda como!

Continue lendo