Programas Sociais

Brasil Sorridente: Conheça o programa e saiba como se inscrever

Veja como é possível realizar seu tratamento odontológicos sem pagar nada, através do Programa Brasil Sorridente.

Carregando informações sobre os tratamentos...

Anúncios

Continue lendo sobre o programa Brasil Sorridente

O programa Brasil Sorridente é uma Política Nacional de Saúde Bucal que foi e ainda é muito importante na vida de milhares de brasileiros, pois oferece acesso gratuito a serviços odontológicos pelo SUS.

card

TRATAMENTO GRATUITO

BRASIL SORRIDENTE

GRATUITO CONFIRA

Veja como ter acesso ao programa e garantir sua vaga no tratamento gratuito.

Você será redirecionado a outro site

Esses serviços são oferecidos em Unidades de Saúde Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis, Centros de Especialidades Odontológicas e Postos de Saúde.

O impacto desse programa na vida das famílias brasileiras foi tão grande, que o Brasil Sorridente é reconhecido por diversos outros países.

Quer saber mais sobre o programa? Não deixe de ler os tópicos abaixo:

  • Quem pode se inscrever no programa Brasil Sorridente;
  • Como se inscrever;
  • Serviços odontológicos oferecidos;
  • A importância de cuidar da sua Saúde Bucal.

Quem pode se inscrever do programa Brasil Sorridente?

Diferente de alguns outros programas do governo, por ser oferecido no SUS, qualquer pessoa pode participar.

Não é necessário preencher nenhum requisito. Bastar ir a um posto de saúde e agendar o atendimento odontológico de acordo com a disponibilidade.

Como se inscrever?

Para realizar o agendamento, é necessário apresentar um documento de identificação, pode ser identidade (RG) ou carteira de motorista e o cartão do SUS.

Caso você não tenha o cartão do SUS, vai ser preciso fazer um, Pode ser feito no posto de saúde e fica pronto na hora, ou se preferir pode emitir pela internet no site “Portal Cidadão” da sua cidade.

Tarifa Social de Luz, Vale Gás e Auxílio Brasil

Confira se é possível receber os 3 benefícios ao mesmo tempo

Com os documentos em mãos, é só realizar o agendamento!

Serviços odontológicos oferecidos

Como já foi mencionado acima, o programa Brasil Sorridente oferece serviços gratuitos pelo SUS. Abaixo, listaremos alguns dos procedimentos odontológicos que são oferecidos pelo programa, Leia:

  • Exames bucais para diagnóstico e detecção de câncer;
  • Aplicação de flúor;
  • Limpezas;
  • Restaurações;
  • Extrações;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada de sisos;
  • Remoções de tártaro;
  • Cirurgia ortognática;
  • Aparelhos dentários de graça (ortodontia);
  • Implantes dentários;
  • Canal (endodontia);
  • Biópsias;
  • Próteses;
  • Tratamento de gengiva.

A primeira consulta vai ser uma avaliação, o dentista irá analisar se há necessidade de algum tratamento, para então definir o que precisa ser feito.

A importância de cuidar da sua Saúde Bucal

Cuidar da higiene bucal antes do programa Brasil Sorridente era só para quem tinha plano odontológico ou para quem tinha condições de pagar uma consulta particular.

Muitas pessoas não conseguiam fazer nenhum tipo de tratamento, e só procuravam pelo dentista em caso de extrema urgência, mas hoje não há mais desculpas.

Cuidar da saúde bucal é extremamente importante, pois diminui a ameaça de processos infecciosos e inflamatórios crônicos.

O processo infeccioso ou inflamatório, pode causar doenças como por exemplo, a endocardite bacteriana, essa doença causa a inflamação da membrana que reveste as válvulas cardíacas e as paredes do coração, podendo causar a morte do paciente.

O primeiro passo

O primeiro passo para ter uma boa saúde bucal, é fazer uma boa higienização da boca. Caso a pessoa não tenha uma boa higiene, os resíduos que ficam, podem causar gengivite, mau hálito, cárie, tártaro e em casos mais graves pode ocasionar até a perda dos dentes.

Controlar a ingestão de alguns alimentos também é muito indicado pelos dentistas, principalmente os alimentos doces, como chocolates, balas e biscoitos. O consumo extremo desses alimentos, pode causar o aparecimento de cáries, inflamação na gengiva, tártaros, entre outros problemas.

Para garantir uma boa higiene bucal, é de extrema importância uma escovação adequada, juntamente com o uso de enxaguantes bucais e fio dental. Além disso, é muito indicado também, fazer limpeza em um consultório odontológico periodicamente, o ideal é fazer 1 vez a cada seis meses.

Se você está com qualquer tipo de problema, procure a unidade básica de saúde mais próxima e agende a sua consulta. Não deixe para depois!

Em Alta

content

Carteira de Trabalho Digital – Saiba tudo sobre a versão digital da CTPS

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é totalmente gratuito e seguro. Saiba como baixar o App e faça o seu cadastro.

Continue lendo
content

Top 7 melhores empresas de telemarketing para trabalhar 

Conheça quais são as melhores empresas de telemarketing para trabalhar e não perca a chance de emprego. Confira tudo aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Veja como comprar passagens de ônibus online pagando menos que na rodoviária

Encontre o menor preço de passagem com a 123 Ônibus e não perca tempo para organizar suas próximas férias. Veja agora como funciona!

Continue lendo
content

Conheça as oportunidades de vagas na Indeed

Conheça a Indeed e veja como funciona as oportunidades de emprego nessa plataforma online. Veja tudo agora mesmo!

Continue lendo