Benefícios

Tudo o que você precisa saber sobre o CadÚnico

O CadÚnico é a principal ferramenta utilizada pelo governo para identificar famílias de baixa renda. Nesse artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o programa.

Carregando informações do CadÚnico...

Anúncios

Continue lendo para saber mais sobre o CadÚnico

Veja como se cadastrar no Cadùnico e ter acesso aos benefícios do governo. (Fonte: Reprodução/Internet)

Conhecido também como programa Nacional do Cadastro Único, é o principal instrumento utilizado pelo Governo Federal, para identificar e caracterizar famílias em situação de vulnerabilidade social para que tenham acesso a programas sociais oferecidos pelo governo.

No programa são registradas informações importantes das famílias, como por exemplo: nome de cada membro, endereço, grau de escolaridade, situação de renda e emprego, entre outras informações.

CadÚnico 2022

Saiba como consultar seus dados

Quer saber mais sobre o CadÚnico? Confira os tópicos abaixo:

  • Como se inscrever no CadÚnico;
  • Quem pode se inscrever;
  • Quais são os documentos necessários para fazer o cadastro;
  • Como emitir o comprovante de inscrição do CadÚnico;
  • Por que se inscrever no Cadastro Único?

Como se inscrever no CadÚnico?

Caso a família ainda não esteja cadastrada, pode optar por fazer o pré-cadastro. É importante ressaltar, que apenas o responsável familiar pode realizar o pré-cadastro.

O responsável familiar é o membro da família que vai informar os dados necessários dos demais membros, e deve ser, preferencialmente uma mulher.

Essa etapa pode ser feita pelo aplicativo do CadÚnico. Você pode baixar o app no Google Play (para Android) ou App Store (para Iphone).

O pré-cadastro permite que a família informe alguns dados para adiantar cadastro, mas não é obrigatório. Caso o reponsável familiar desejar, pode comparecer direto em um posto de atendimento do CadÚnico, sem precisar fazer o pré-cadastro.

Após realizar o pré-cadastro, o usuário tem até 240 dias para comparecer a um posto de atendimento do CadÚnico para apresentar os demais documentos e finalizar a inscrição.

Para encontrar um posto de atendimento mais próximo, você pode consultar no aplicativo do CadÚnico ou na agência do CRAS mais próxima de você.

Quem pode se inscrever?

Para se cadastrar no CadÚnico, a família precisa preencher alguns requisitos, são eles:

  • Possuir renda mensal por membro da família de até meio salário mínimo;
  • Possuir renda acima dessas, mas que esteja próxima ou querendo algum programa ou benefício que utilize o CadÚnico.

Quais são os documentos necessários para fazer o cadastro?

  • CPF ou Título de Eleitor (do responsável familiar);
  • Certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor
  • (de todos os componentes da família)
  • CPF ou Título de Eleitor ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como por exemplo certidão de casamento, carteira de Identidade (RG) e carteira de trabalho. (do responsável familiar índigena).
  • CPF ou Título de Eleitor ou outros documentos de identificação, como por exemplo certidão de casamento, carteira de Identidade (RG) e carteira de trabalho. (do responsável familiar quilombola).
  • Comprovante de endereço e comprovante de matrícula escolar não são obrigatórios, porém pode ajudar no momento do cadastro.

Em casos de falta de algum documento, a prefeitura é obrigada a fazer a inscrição mesmo assim. Porém, o status do cadastro ficará imcompleto e até a apresentação do documento que falta, a família não poderá participar de nenhum dos programas sociais que precisam do cadastro único.

Como emitir o comprovante de inscrição do CadÚnico?

Para comprovar a inscrição no Cadúnico é necessário realizar a emissão do comprovante de inscrição. Para emitir o comprovante, o responsável familiar pode retirar pelo site https://cadunico.cidadania.gov.br ou pelo App do CadÚnico.

Se preferir, também pode retirar o comprovante em um posto de atendimento do CadÚnico de forma presencial.

Por que me inscrever no Cadastro Único?

Se você deseja participar dos principais programas sociais que são oferecidos pelo governo, você precisa estar cadastrado no CadÚnico.

Auxílio Brasil, Vale Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada são alguns dos principais programas sociais oferecidos pelo governo federal.

Por isso, se você preenche todos os requisitos que mencionamos acima, não deixe de fazer o seu cadastro e de sua família. Pois é dessa forma que o governo consegue auxiliar as famílias de baixa renda até a independência financeira.

Em Alta

content

Qatar Airways: mais de 150 destinos pelo mundo

Viajar nunca foi tão confortável com a Qatar Airways. Com uma frota moderna, equipe dedicada e a melhor Classe Executiva do mundo!

Continue lendo
content

Passagens Aéreas Ida e Volta na 123Milhas a partir de R$179

Ofertas exclusivas na 12Milhas, a partir de R$179, para quem deseja economizar na hora de comprar passagens aéreas, não deixe de conferir!

Continue lendo