Concursos

Terá concurso do INSS em 2022. Confira

Anúncios

2022 começa com grande expectativa para a realização de alguns concursos públicos. Um dos mais aguardados é o do INSS, que explicamos na matéria a seguir.

Em ano de eleições, as regras para a realização de concursos públicos são alteradas.

Isso porque por lei, para que um concurso público seja realizado em ano de eleições, ele precisa ser autorizado pelo menos 6 meses antes, para que não haja infração legal.

Dado que as eleições de 2022 estão previstas para o dia 02 de outubro, essa autorização precisa ser dada até o início do mês de abril.

O Ministério da Economia é o responsável por essa autorização, e dentro dessa regra, um dos concursos mais aguardados para esse ano é o do INSS.

Isso porque a defasagem de servidores é muito grande, o que tem acarretado o atraso no atendimento e na concessão de aposentadoria, pensões e benefícios em geral.

O que é o INSS e qual a sua função

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS foi criado em 27 de junho de 1990, por meio do Decreto n° 99.350, a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social – IAPAS com o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS, como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS.

Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social – RGPS que abrange a mais de 50 milhões de segurados e aproximadamente 33 milhões de beneficiários em 2017.

O INSS tem mais de 1500 pontos de atendimento espalhados em todo o Brasil.

No artigo 201 da Constituição Federal Brasileira observa-se a organização do RGPS, que tem caráter contributivo e de filiação obrigatória, e onde se enquadra toda a atuação do INSS, respeitadas as políticas e estratégias governamentais oriundas dos órgãos hierarquicamente superiores, como os ministérios.

A entidade é vinculada atualmente ao Ministério da Economia.

O INSS caracteriza-se, portanto, como uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira.

É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a esse público que o Instituto vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional, ressaltando a otimização de resultados e de ferramentas que fundamentem o processo de atendimento ideal aos anseios dos cidadãos.

Quais as vagas  e salários previstos para o concurso INSS 2022?

De acordo com o pedido enviado ao Ministério da Economia, o edital irá contemplar um total de 7.575 vagas.

As vagas serão oferecidas tanto para o nível médio como para o nível superior.

A distribuição se dará da seguinte forma:

  • Técnico do Seguro Social – Nível Médio: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

O salário estimado para essa função é de R$ 5.447,78.

  • Analista do Seguro Social – Nível Superior: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

O salário estimado para essa função é de  R$ 8.357,07.

Vale ressaltar que não necessariamente o número de vagas pedido será o número de vagas aprovado para sair no edital.

Normalmente existem diferenças significativas entre o pedido feito e as contratações efetivadas.

Quais as disciplinas vão cair na prova?

Para aqueles que já pensam em irem se preparando para a prova, adiantamos o conteúdo programático de disciplinas que serão exigidas na prova:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Noções do Regime Jurídico Único;
  • Código de Ética do Servidor Público;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo; e
  • Sistema de Seguridade Social.

Os analistas ainda devem contar com perguntas específicas, de acordo com as especialidades que serão oferecidas no edital.

Lembrando que o último concurso do INSS foi realizado em 2015 e contemplou cerca de 950 vagas.

  • Já vá preparando o seu material de estudo e estudando enquanto o edital não sai.

Em Alta

content

Conforto e sofisticação: voos com desconto na Air France

Você pode aproveitar todo o estilo e qualidade da Air France sem estourar seu orçamento de viagem! Veja como aproveitar os descontos!

Continue lendo
content

Cadastre-se no Infojobs vagas

Conheça o infojobs vagas e encontre as melhores oportunidade de emprego da sua região e do Brasil. Veja como fazer!

Continue lendo
content

Passagens com desconto na EasyFly: saiba como encontrar!

Conheça o aplicativo repleto de descontos e promoções exclusivas da EasyFly, e desfrute de uma viagem econômica sem comprometer a qualidade!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a Catho e encontre novas vagas de emprego

Conheça a Catho e todas suas ferramentas para te auxiliar na busca pela vaga de emprego ideal. Saiba tudo que você precisa!

Continue lendo
content

Como comprar passagens com até 50% OFF na Buser

Veja como passagem barata na Buser e aproveitar o desconto de 50% nas passagens do aplicativo para todo o Brasil. Entenda como!

Continue lendo