Benefícios

Novo Kit Antena: saiba quem tem direito e como receber

Quer receber o Kit Antena Digital e não sabe como? Saiba se tem direito e como receber o benefício lendo esse artigo.

Anúncios

Continue lendo para saber como receber o Kit Antena

Foto: (reprodução/internet)

As famílias que são cadastradas no CadÚnico e recebem algum benefício de programas sociais do governo federal, estão aptas a alguns benefícios, e um deles é o Kit Antena.

Com esse kit, as famílias vão ter mais qualidade de imagem e som em canais abertos, sem precisar passar por nenhuma intervenção. Esse programa foi criação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) com o apoio do governo federal e é chamado de “Siga Antenado”.

Quer saber quem tem direito e como receber? Leia:

  • O que é o Kit Antena Digital;
  • Quem possui direito ao Kit Antena;
  • Como solicitar o benefício;
  • Como solicitar a instalação Kit Antena Digital;
  • Em quais cidades o Kit Antena Digital será oferecido;

O que é o Kit Antena Digital?

O Kit Antena Digital é um equipamento que possui um conjunto de recepção de sinal. Esse aparelho conta com uma alta tecnologia que aumenta a qualidade de imagem e som. Esse kit é para quem utiliza antenas parabólicas.

Hoje, cerca de 20 milhões de famílias utilizam o sinal aberto e gratuito da televisão via satélite por meio da Banda C. Com o novo kit antena digital, haverá uma migração para a Banda Ku. Essa banda é melhor porque tem menos interferência da faixa 3,5GHz, que é pensado para o 5G.

Sendo assim, os beneficiários do Kit Antena Digital poderão assistir seus programas e novelas com uma qualidade bem melhor do que antes era oferecido.

Quem possui direito ao Kit Antena?

Como foi dito acima, o público alvo desse kit antena são as famílias beneficiárias de um dos programas sociais do governo, como o Programa Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira do Idoso.

Essas famílias são de baixa renda e estão na linha de pobreza ou de extrema pobreza. Essas pessoas irão receber o equipamento de graça.

O primeiro requisito para receber o kit é se cadastrar no CadÚnico. Se você já está cadastrado, poderá fazer o pedido do kit de forma gratuita.

Quem ainda não está inscrito no CadÚnico, deve se inscrever para receber o Kit, caso você preencha os requisitos. Para ser aceito, o cidadão deve comprovar renda mensal de até 3 salários mínimos, esse total deve ser a soma de todos os integrantes da família.

Como solicitar o benefício?

Aqueles que já são beneficiários serão chamados para a retirada dos Kits Antena. Para isso, é de extrema importência manter o cadastro atualizado.

Para quem ainda não está cadastrado no Cadastro Único, é obrigatório se cadastrar para retirar o kit, isso é, caso a família cumpra todos os requisitos. Para se cadastrar, é necessário procurar o CRAS mais próximo de você.

No CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), é aonde o cadastro é realizado. Basta ir a unidade mais próxima com os documentos pessoais, como identidade, certidão de nascimento e casamento e carteira de trabalho.

Não é sempre que o cidadão recebe a resposta na hora, porque os dados coletados vão para o Ministério do Desenvolvimento Social, que é quem valida se as informações estão corretas. O ministério validando as informações, eles informam se a família vai ser ou não contemplada com o benefício.

Como solicitar a instalação do kit antena digital

Depois de ter o benefício concedido, é necessário fazer a solicitação da instalação do equipamento. Para solicitar o Kit Antena Digital é bem simples.

É necessário realizar o pedido através da central de atendimento da Anatel, pelo número 08007292404, mas se preferir, você também pode efetuar o pedido pela internet no site oficial do programa Siga Antenado.

Veja o passo a passo para realizar o pedido:

  1. Acesse o Menu;
  2. Clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”
  3. Clique em “Agende aqui”
  4. Selecione o documento que você deseja informar (CPF ou NIS)

Após realizar essa etapa, o cidadão deverá responder um questionário e definir o dia e horário para instalação do kit de antena digital. No dia e horário marcado, um técnico especialista irá comparecer a casa em questão para verificar se será necessário ou não a instalação do kit, se sim, o técnico irá instalar.

Em quais cidades o Kit Antena Digital será oferecido?

A tecnologia 5G está disponível em 22 capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Palmas, Recife, Natal, Aracaju, Salvador, Fortaleza, Boa Vista, Maceió, São Luís, Teresina, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia.

Teresina, São Luís, Maceió, Cuiabá, Campo Grande, Boa Vista e Aracaju foram as últimas cidades a serem beneficiadas com a tecnologia 5G.

Todos os beneficiários moradores dessas capitais poderão ser contemplados com o Kit Antena Digital de forma gratuita.

Em Alta

content

LinkedIn – Como criar um perfil de Aprendiz

Confira como criar perfil de Aprendiz LinkedIn e encontrar a oportunidade ideal para começar a construir a sua carreira agora mesmo. Saiba!

Continue lendo
content

Como se inscrever nas vagas Carrefour

Siga esse passo a passo para conseguir uma das vagas de emprego carrefour ainda esse ano. Veja como funcionam os detalhes!

Continue lendo
content

App para assistir NFL: veja os 4 melhores!

Use um app para assistir NFL pelo celular ao vivo ou sob demanda, e torne esse um dos seus melhores passatempos totalmente gratuitos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão do Sus digital – Veja o passo a passo para acessar o seu

Descubra o passo a passo para ter acesso ao seu Cartão do SUS pelo celular. O download é totalmente gratuito. Confira!

Continue lendo
content

Como se candidatar as vagas disponíveis para trabalho temporário

Confira como elaborar um bom currículo para a agencia de emprego temporário e conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Veja!

Continue lendo