Leilões

Leilão de veículos: saiba todos os cuidados que você deve ter antes de comprar

Anúncios

Seja pela emoção da disputa, pela oportunidade pela necessidade de comprar um carro mais barato, muitos brasileiros estão começando a olhar com carinho para os leilões de veículos.

Órgãos públicos, bancos e seguradoras estão entre os principais fornecedores de veículos para os leilões, e as regras e preços podem variar bastante de leilão para leilão.

Contudo, assim como em todo tipo de negócio, é necessário conhecimento e paciência para que uma boa oportunidade não acaba se tornando uma dor de cabeça lá na frente.

Muitas pessoas têm comprado carros de leilão sem atentarem para detalhes que deveriam ter atentado, e com isso acabaram fazendo um mau negócio.

Por isso é importante entender o que é um leilão e como ele funciona.

O que é um leilão

O leilão não é uma é uma prática nova, mas sim bem antiga.

Ele é uma modalidade de compra e venda de objetos que tem ganhado cada vez mais adeptos, devido às vantagens que possui, quando comparado às outras modalidade de compra e venda.

Primeiramente, precisamos entender que o leilão é uma venda pública, aberta para qualquer pessoa interessada em participar da negociação.

Dentre os produtos passíveis de serem comprados ou vendidos em um leilão, encontram-se desde  bens caríssimos como mansões ou obras de artes raras, como bens mais baratos como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.

Normalmente, o processo é conduzido por um leiloeiro profissional, alguém que recebe os produtos do vendedor para conduzir o processo de maneira apropriada.

Os leilões podem vender bens de maneira unitária, como um carro, ou lotes com diversos itens, como um conjunto de celulares, por exemplo.

Resumindo, o leilão é uma maneira de realizar uma venda pública que permite a participação de um grande número de interessados no negócio.

Como funciona um leilão

O Estado também pode leiloar os seus ativos para empresas privadas e cidadãos.

O fundamento de um leilão é a definição um valor mínimo para o bem ou o conjunto de bens que está sendo submetido aquele processo de leilão.

Vence o leilão o comprador que der o lance mais alto acima do valor inicialmente definido.

O leilão pode acontecer de duas formas:

  • presencial;
  • online.

O leilão presencial funciona com local, data e hora marcados onde os interessados em arrematar os itens deverão comparecer a fim de darem os seus lances.

Já no leilão online a dinâmica é bem mais simples. O site ou sistema do leilão mostrará os lotes que estão sendo leiloados junto com os lances de outros interessados.

O sistema mostra os lances atuais e normalmente conta com um mecânica de contagem regressiva a fim de deixar o processo mais rápido.

No caso de leilões pela internet é necessário realizar o cadastro no site do leiloeiro ou da empresa. Esse cadastro deve ser feito previamente ao dia dos lances.

Resumindo o processo de um leilão acontece da seguinte forma:

  • É publicado um edital com as regras do leilão;
  • É feito o cadastro dos interessados;
  • É feita dinâmica dos lances, começando do preço mínimo estabelecido e subindo até o lance mais alto;
  • O lance mais alto arremata o bem, paga por ele e se torna o seu proprietário.

Quais os cuidados devo tomar antes do leilão?

  • O primeiro e mais importante cuidado que se deve ter é ler com atenção o edital do leilão. É ele que destrincha tanto os veículos que serão leiloados como as regras do leilão, propriamente ditas;
  • O segundo cuidado é analisar o tipo de leilão que está acontecendo. Por exemplo, leilões de seguradoras costuma incluir carros que não poderão ser utilizados para direção, somente para a retirada de peças;
  • O terceiro cuidado é fazer uma triagem detalhada do tipo de veículo que você deseja. Visite todos os carros que estiverem disponíveis e faça uma vistoria de toda a parte visual que puder ser acessada;
  • O último cuidado é fazer os cálculos de tudo aquilo que deverá ser gasto com o carro além do seu valor de compra. Reparos, tributos em atraso e documentação também devem ser considerados antes de ser dado o lance.

Faça os cálculos antes do lance final

Se você seguiu todas as dicas anteriores e optou por dar um lance para arrematar o veículo, precisa ter certeza de que fez um bom negócio com essa compra.

Apesar de não haver uma regra básica para saber se um veículo foi arrematado por um bom valor, os especialistas dizem que um carro arrematado com cerca de 35% de desconto é uma boa compra.

Cabe ressaltar que o valor final do lance ainda será acrescido dos reparos, tributos e documentação, conforme citado anteriormente.

Sendo assim, junte todas as informações, faça os cálculos e torça para o seu lance ser o maior.

Em Alta

content

EasyJet: conheça a Europa gastando pouco!

EasyJet é a escolha perfeita para viajantes inteligentes que querem economizar. Desfrute de voos rápidos e tarifas competitivas para Europa!

Continue lendo
content

Como economizar ao comprar as passagens aéreas?

Viajar fora de temporada e comprar com antecedência são algumas das dicas para comprar passagens aéreas baratas! Saiba como economizar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Quero ser MEI: entenda como funciona 

Seja um MEI e regularize toda suas atividades como autônomo. Confira como isso funciona e quais são os benefícios!

Continue lendo
content

Ganhe milhas na Swiss Air Lines e Miles & More!

Viaje com elegância e conforto na Swiss Air Lines. Descubra destinos exóticos, aproveite serviços personalizados e viva uma experiência.

Continue lendo