Jovem Aprendiz

Mais de mil vagas abertas em bancos para Jovem Aprendiz. Veja agora

O Programa Jovem Aprendiz garante a jovens e adolescentes a oportunidade do primeiro emprego com todos os benefícios da CLT. Continue lendo para saber como se inscrever.

Anúncios

Nós queremos te ajudar a encontrar uma oportunidade de emprego mesmo que não tenha experiência.

Para isso listamos aqui os maiores bancos do Brasil que estão com processos seletivos abertos para o programa Jovem Aprendiz 2023.

Escolha seu favorito e leia atentamente para saber como se inscrever?


Selecione uma empresa

Caixa Econômica Federal
Banco Bradesco
Banco do Brasil
Banco Santander

Quem é jovem e está cheio de vontade de entrar no mercado de trabalho pode aproveitar as mais de 1 mil vagas de Jovem Aprendiz disponíveis em empresa de todo o país.

Jovem Aprendiz Vale!

Aqui está um rápido e fácil tutorial para se cadastrar no Jovem Aprendiz Vale.

Atualmente o Brasil conta com mais de 450 mil jovens nesse regime de trabalho e algumas empresas como a Caixa Econômica Federal, a Vale, o Banco Itaú, entre outras, estão oferecendo mais oportunidades neste ano. Veja como ser um aprendiz!

Programa Jovem Aprendiz: o que é?

Programa Jovem Aprendiz. (Fonte: Google adaptado)

O Programa Jovem Aprendiz ou Programa de Aprendizagem é uma iniciativa do Governo Federal para incentivar as pessoas de 14 a 24 anos a entrar no mercado de trabalho. 

Esses jovens, através do contrato de aprendizagem, têm a oportunidade de conhecer o novo mundo das profissões, mesmo que não tenha decidido sobre sua carreira ainda. 

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz

Mas como funciona? Bom, o aprendiz escolhe uma empresa, realiza o processo seletivo e, se tiver êxito, será contratado pela empresa em um contrato de trabalho especial. 

Sendo assim, o aprendiz começa a realizar as atividades de trabalho em uma jornada diária menor que os outros funcionários, que costumam ficar 8 horas ou mais trabalhando. 

Além de trabalhar menos, os aprendizes precisam estar constantemente aprendendo e aperfeiçoando suas habilidades profissionais. 

Desse modo, a empresa contratante tem a responsabilidade de fornecer treinamento e cursos profissionalizantes para o aprendiz durante o tempo de contrato.

Portanto, o aprendiz tem a chance de receber todos os benefícios da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e também continuar estudando para ser um profissional melhor no futuro.

Requisitos para ser um Jovem Aprendiz esse ano

Atividades de um jovem aprendiz (fonte: Adobe Stock)
Atividades de um Jovem Aprendiz (Fonte: Adobe Stock)

O Governo estabeleceu os principais requisitos para ser um Jovem Aprendiz em qualquer uma das empresas acima na Lei 10097, a Lei da Aprendizagem. 

Essa norma estabelece essas principais condições para se tornar um profissional com contrato de aprendiz:

  • Ter entre 14 e 24 anos
  • Estar matriculado no ensino médio ou já tê-lo concluído
  • Ter disponibilidade para trabalhar até 8 horas por dia
  • Não ter tido outros contratos de emprego

Além disso, o aprendiz conta com esses direitos da CLT mesmo sendo contratado em um regime trabalhista especial:

  • Treinamento profissionalizante compatível com sua área de trabalho na empresa;
  • Salário baseado compatível com a média do mercado e com salário mínimo por hora;
  • Registro do contrato trabalhista na Carteira de Trabalho;
  • Férias remuneradas e coincidentes com as férias da escola;
  • Receber o pagamento do 13º salário;
  • 2% de FGTS;
  • Vale-transporte;
  • Contrato de duração máxima de 2 anos com chance conseguir um contrato efetivo após o prazo;
  • Aprendizes do sexo masculino tem direito ao afastamento para servir ao exército e continuam recebendo o FGTS nesse caso 

Com os requisitos e principais direitos em mãos, confira algumas dicas para se tornar um bom jovem aprendiz e continuar evoluindo ao longo dos dois anos de trabalho. Veja abaixo!

Dicas para ser um bom Jovem Aprendiz

Logo abaixo separamos algumas dicas para você que está interessado em entrar no mercado de trabalho como aprendiz, mas não sabe o que fazer para conseguir.

Escolha uma área compatível

Procurando vagas de jovem aprendiz (fonte: Adobe Stock)
Procurando vagas de Jovem Aprendiz (Fonte: Adobe Stock)

Normalmente os aprendizes são muito jovens quando decidem entrar no mercado de trabalho, mas mesmo assim é interessante ter uma noção do que você quer. 

Hoje você pode analisar diversas oportunidades para aprendiz e procurar a área que você imagina ter mais afinidade.

Isso porque o contrato dura dois anos e durante esse tempo você pode mostrar serviço e estudar para conseguir um contrato como efetivo após o fim do contrato. 

Então, é importante escolher um setor que seja do seu interesse.

Conheça a empresa que escolheu

Como ser um jovem aprendiz agora (fonte: Adobe Stock)
Como ser um Jovem Aprendiz agora (Fonte: Adobe Stock)

Você pode escolher uma empresa, mas também pode se inscrever para participar de vários processos seletivos.

 Em qualquer um dos casos, é interessante estar preparado para passar pelas etapas de seleção e conhecer a empresa é essencial para isso. 

É comum que os gestores perguntem sobre a história da empresa, localização, quantidade de funcionários, áreas de atuação e outras coisas. Portanto, você deve estar preparado.

Confira os requisitos

Jovem aprendiz trabalhando em obra (fonte: Adobe Stock)
Jovem Aprendiz trabalhando em obra (Fonte: Adobe Stock)

Ao entrar em um processo seletivo é importante estudar como ele costuma ocorrer e as regras que a instituição impõe durante toda a contratação.

Existem alguns pontos dos requisitos de idade ou escolaridade que a empresa contratante pode mudar, desde que corresponda à Lei da Aprendizagem.

Também é importante separar toda documentação que precisa para comprovar as informações para o contratante, como a matrícula na escola, certificado, RG, CPF, entre outros. 

Esteja bem-vestido para a entrevista

Uma adolescente no emprego como jovem aprendiz (fonte: Adobe Stock)
Uma adolescente no emprego como Jovem Aprendiz (Fonte: Adobe Stock)

“A primeira impressão é a que fica” mesmo que a gestão faça entrevistas com todos para saber quem realmente são os candidatos, é bom estar bem-vestido e causar uma boa impressão.

Quando falamos das roupas, o ideal é que elas sejam adequadas para a ocasião, ou seja: nem tão formal como um casamento, nem tão esportivo como para assistir o seu time jogar. 

Você também pode se informar sobre essa questão com a própria equipe da gestão como com pessoas que já passaram pela seleção da empresa. 

Currículo pronto e eficiente

Quando a oportunidade bater na porta, é importantíssimo estar com o currículo pronto e em mãos. Atualmente as empresas preferem currículos que seja mais simples e diretos, sem enrolação.

Nesse caso, as principais informações que precisam estar no seu documento são as seguintes:

  • Dados pessoais básicos
  • Não é necessário pôr experiências profissionais (Até porque, você não pode participar do programa se tiver vínculos anteriores com outras empresas)
  • Formação acadêmica 
  • Atividades, habilidades e cursos extras
  • Objetivo profissional (vaga que pretende ocupar)

Demonstre sua vontade de trabalhar

Novas vagas abertas para jovem aprendiz (fonte: Adobe Stock)
Novas vagas abertas para Jovem Aprendiz (Fonte: Adobe Stock)

As empresas não têm interesse em contratar quem não está com vontade de trabalhar e aprender. Então, você precisa estar realmente comprometido com esse emprego e a sua função. 

Sendo assim, na hora da entrevista é o momento certo para demonstrar total interesse pela vaga, tirar dúvidas sobre a empresa, perguntar sobre as próximas etapas, entre outras coisas.

Fique atento para entender o que a equipe da gestão vai passar e não deixe para depois as dúvidas que você pode tirar nesse instante. 

Em Alta

content

Passo a passo para se cadastrar em uma vaga de emprego no CIEE

Confira como fazer o cadastro no CIEE e concorrer aos milhares de vagas já disponíveis e que surgirão em 2023. Veja o passo a passo!

Continue lendo
content

Top 7 melhores empresas de telemarketing para trabalhar 

Conheça quais são as melhores empresas de telemarketing para trabalhar e não perca a chance de emprego. Confira tudo aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como ser um Jovem Aprendiz Banco do Brasil

O passo a passo para ser um Jovem Aprendiz Banco do Brasil está aqui e você não pode perder a chance de trabalhar agora. Saiba mais!

Continue lendo
content

JetSmart é boa? Clube de Descontos com 50%!

Uma boa opção para economizar em sua viagem pela América é optar pela companhia aérea low cost JetSmart e suas frequentes promoções virtuais!

Continue lendo